fbpx

A Segunda das Sete Maravilhas que já conhecemos (atualmente faltam 3 para conhecer)! Além de conhecer várias praias lindas, a viagem para Cancún também pode ser muito cultural! Chichén Itzá é um sítio arqueológico religioso do povo Maia que foi construído em 500 a.C., e depois de entrar para a lista das Maravilhas do Mundo, acaba atraindo muitos visitantes todos os anos. Nesse Post vamos contar como foi a nossa experiência e deixar algumas dicas para a sua visita!

Como chegar em Chichén Itzá

A pirâmide Maia fica localizada na cidade de Mérida, e é a principal atração da região, então a maioria dos turistas fazem base as cidades de Cancún, Playa del Carmen ou Tulum.

Saindo de qualquer uma dessas cidades, as distâncias são bem parecidas, vai depender do seu roteiro e de qual região pretende conhecer com mais tempo.

Distâncias de Chichén Itzá:

• 188Km de Cancún
  • 150Km de Playa del Carmen
  • 153 km de Tulum

Opções de Deslocamentos:

Como esse passeio geralmente dura quase um dia inteiro, devido ao tempo de viagem ida/volta, existem duas opções: contratar uma excursão ou alugar um carro.

Nós escolhemos a opção de ficar com um carro durante a viagem inteira (Cancún e Playa del Carmen) e achamos que foi a melhor estratégia, pois já tínhamos ouvido falar que, quando você fecha uma excursão, o ônibus só sai de lá no final do dia e não queríamos ficar “presos” à horários.

No dia que visitamos, estava um calor insuportável e decidimos ir embora logo depois do almoço, então se estivéssemos em excursão não teria sido possível voltar antes. Além disso, existe um Cenote próximo ao parque e uma cidade que chama Valladoid no meio do caminho, onde fizemos uma parada e achamos uma graça!

Onde se hospedar em Chichén Itzá

Conforme já falamos, Chichén Itzá fica em uma região que não possui tantas atrações para os turistas, principalmente porque a maioria das pessoas estão buscando praias paradisíacas nessa viagem. Então, a melhor dica é se hospedar em uma das 3 cidades que mencionamos: Cancún, Playa del Carmen ou Tulum e fazer um bate-volta de um dia.

Nós dividimos nossa viagem em 2 partes: primeira parte com hospedagem em Cancún e segunda parte com hospedagem em Playa del Carmen, e resolvemos deixar para conhecer a pirâmide durante nossa hospedagem em Playa, exatamente porque tínhamos reservado esse período da viagem para ficar mais tempo fora do hotel fazendo os passeios.

Explicamos melhor sobre nossa hospedagem em Playa del Carmen e sobre todos os passeios que fizemos pela região em outro Post. Então, aproveite para ler também, clicando aqui.

Como é a visita em Chichén Itzá

Antes de tudo, vamos falar sobre o ingresso do parque, que você precisa comprar para conhecer a pirâmide, caso não tenha contratado o passeio com agência e esteja indo por conta própria.

Na estrada no caminho para lá, existe um ponto específico, que parece um pedágio, onde ficam vários carros e pessoas no meio da pista, que te obrigam a reduzir a velocidade para entender o que estava acontecendo.

Então, percebemos que eram pessoas vendendo o ingresso do parque, do estacionamento e o almoço, por um preço fechado. A princípio ficamos com um pouco de medo, mas resolvemos comprar ali mesmo, o que foi ótimo e não tivemos problema nenhum. Além disso, facilitou bastante nossa entrada, já que na bilheteria, existiam várias pessoas para comprar.

Chegamos ao sítio, paramos o carro no estacionamento fechado próximo à entrada e fomos conhecer tudo. Decidimos não contratar um guia particular pois estávamos com livros de viagem e já tínhamos estudado bastante sobre as ruínas, então fomos por conta própria.

Seguros Promo

Dica Sonhando e Viajando: no final, achamos que vale a pena contratar um guia, caso você não esteja com excursão, pois o parque possui muita história e cultura. Então, nada melhor do que conhecer todos os detalhes com os guias locais. Caso você prefira, é possível contratar um guia particular dentro do parque.

A atração principal é a pirâmide, chamada de Kukulcán, com 26 metros de altura e 91 degraus de cada um dos seus quatro lados e somado com a plataforma superior, totaliza 365, formando o calendário anual do povo Maia.

Kukulcán – Chichén Itzá

Outra parte bem legal é o campo de futebol deles, vale a pena dar uma volta em tudo, o que vai gastar no máximo 2 horas.

Foi o que fizemos e então, já estava na hora do almoço, que já tínhamos comprado na estrada e nos informaram que era no restaurante do único hotel que existe dentro do sítio.

O almoço foi buffet gigante com vários tipos de comidas, tinha oriental, americana, mexicana, hambúrguer, macarrão, salada e tudo o que você possa imaginar! Mas nenhum deles era maravilhoso, só bom, e como não tínhamos outra opção, foi o que serviu. Até porque, ali perto não teríamos muitas escolhas.

Seguros Promo
  • Cenote Ik Kil

Depois do almoço fomos para o Cenote Ik Kil, que fica dentro do sítio, só que um pouco mais distante, então pegamos o carro e demos a volta para estacionar mais perto.

Cenote é uma piscina natural de água doce que se forma abaixo da superfície e geralmente em cavernas. O Ik Kil é o mais famoso da região, possui 60 metros de diâmetro e 40 metros de profundidade. A água é escura, com alguns peixes e bem difícil de boiar, por isso, vale a pena alugar um colete salva-vidas!

Ao chegar no Cenote, é cobrada uma taxa de 70 pesos mexicanos por pessoa (Valores em 2015) e existe a venda de chaves para armários e coletes salva-vidas.

Visitamos também a cidade de Cancún, o paraíso mexicano! Aproveite para ler esse Post também, clicando aqui.

Compramos apenas o armário, por 30 pesos mexicanos (colete era 30 também) e colocamos todas nossas coisas lá dentro. Ficamos apenas com o biquíni, chinelos, toalha e a câmera. Aí fomos conhecer o Cenote, onde poderíamos mergulhar. Algumas pessoas até tem coragem de pular do alto da escada ou você pode ficar nas cordas que estão ao redor do Cenote.

Nossa experiência não foi uma das melhores, apesar de termos gostado muito de ter conhecido, passamos um pouco mal, ficamos meio enjoados, talvez por conta do almoço, da pressão do local ou outro motivo que não sabemos explicar. Mas uma coisa é certeza, vale a pena conhecer!

Dica Sonhando e Viajando: não existem postos de gasolina na região, então é extremamente importante sair da sua cidade base com o tanque de gasolina completo, para conseguir fazer o percurso ida e volta sem abastecer.

Você já conheceu alguma das Sete Maravilhas? Conta pra gente aqui nos comentários qual foi ou qual você tem mais vontade de visitar!

Escala na Cidade do México? Clique para ler todas as dicas que você precisa saber!