fbpx

O Rio de Janeiro é um dos destinos mais visitados por brasileiros e estrangeiros, e além disso, possui uma das Sete Maravilhas do Mundo! Decidimos conhecer a cidade maravilhosa durante 5 dias e fizemos os principais passeios que todo turista deve fazer. Vamos contar sobre a nossa experiência aqui nesse Post.

Como chegar no Rio de Janeiro?

Em 2018, a ponte aérea Rio – São Paulo foi considerada a 5ª mais movimentada do mundo, com média de 107 voos por dia, em trajeto que dura 50 minutos, ou se preferir de carro, são 484 km (6h).

Das duas vezes que fomos para a capital, preferimos ir de avião, pela praticidade e pelo valor, pois é possível encontrar ótimas promoções de passagens pela internet! Mas, caso prefira ir de São Paulo até o Rio de carro, você pode aproveitar para combinar com outras paradas pelo caminho. Vamos falar sobre isso no final do Post!

Outras distâncias:
Rio de Janeiro – Belo Horizonte: 443km (6h40)
Rio de Janeiro – Vitoria: 521km (8h11)

Onde ficar hospedado no Rio de Janeiro?

Fomos para o Rio duas vezes e ficamos em hotéis e bairros completamente diferentes. Nossa primeira vez foi bem mais turística, para realmente conhecer a cidade, então decidimos ficar em Copacabana.

Dica Sonhando e Viajando: Copacabana é um bairro com turistas nacionais e internacionais, que acaba atraindo maior índice de assalto. Ficamos sabendo disso logo que chegamos e perguntamos na recepção se era tranquilo ficar andando a pé pelo quarteirão.

O lado positivo é que fica em uma ótima localização para quem quer realmente conhecer a cidade e visitar os principais pontos turísticos. Nosso hotel era o Arena Copacabana, que ficava bem próximo ao Copacabana Palace (hotel mais famoso do Rio) e em frente a orla, com uma piscina no terraço, café da manhã delicioso e atendimento ótimo do hotel.

Arena Copacabana Hotel
Endereço: Av. Atlântica, 2064 – Copacabana, Rio de Janeiro – RJ, 22021-001
Telefone: (21) 3034-1500


Na segunda vez, ficamos no Rio apenas como descanso da nossa viagem para Arraial do Cabo, reservamos apenas uma noite no bairro do Recreio dos Bandeirantes, bem próximo da Barra da Tijuca, uma ótima localização na zona mais “rica” da cidade, com hoteis mais modernos e uma região não tão turística, porém, o ponto negativo é que fica bem afastado de tudo. (1 hora de carro até o aeroporto do Galeão).

Essa é uma boa hospedagem para quem quer mais tranquilidade, está com carro e não está em busca de passeios turísticos. O hotel que escolhemos foi o Blue Tree Premium, com uma piscina e academia maravilhosas, além do café da manhã ser muito bem servido!

Blue Tree Premium – Barra da Tijuca

Blue Tree Premium Design
Endereço: Av. Lúcio Costa, 17360 – Praia do Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro – RJ, 22795-125
Telefone: (21) 3613-9700

Quando ir para o Rio de Janeiro?

Dezembro até Março: O ápice do verão, praias e cidade bombando no calor de 30º e o famoso feriado de Carnaval, que deixa a cidade lotada!

Abril até Junho: O outono é uma estação bastante agradável para visitar, foi quando conhecemos a cidade pela primeira vez, mas tivemos um pouco de azar, porque pegamos 4 dias de chuva.

Seguros Promo

Julho até Agosto: Clima mais frio, mas que no Rio nunca é demais! Uma época bastante agradável para passear, e talvez, menos praia.

Setembro até Novembro: Mais chance de chuva, com temperaturas mais quente.

Datas comemorativas e Feriados: os períodos mais concorridos, com toda certeza, são o Ano Novo e o Carnaval, que incluem o Rio de Janeiro como o melhor destino para esses dois eventos! Caso queira curtir as festas, reserve o hotel e compre as passagens com bastante antecedência!

O que fazer no Rio de Janeiro?

Atrações mais visitadas e imperdíveis:

• Cristo Redentor
• Pão de Açúcar
• Museu do Amanhã

  • Cristo Redentor:

A principal atração do Brasil, eleita uma das 7 maravilhas do mundo moderno, em 2007, além de ter uma vista incrível da cidade! O Morro do Corcovado tem 710 metros de altura e o Cristo com 38 metros. O acesso pode ser feito por elevadores panorâmicos ou escadas rolantes.

Cristo Redentor

Como chegar:
De trem:
O trem sai do Cosme Velho, um bairro bem seguro na Zona Sul do Rio e passa por dentro da Floresta da Tijuca, em meio ao verde até chegar lá em cima. (Essa é a opção mais turística)

De van: É a opção mais prática, pois sai de vários pontos da cidade (sendo todos eles próximos de estações de metrô): do Largo do Machado, da Praça Lido em Copacabana e do Shopping Cittá América, na Barra. Foi a opção que escolhemos, saindo de Copacabana, que ficava no mesmo quarteirão do nosso hotel! Compramos o ticket bem próximo ao ponto de embarque e o trajeto foi bem tranquilo.

Fazendo trilha: A partir do Parque Lage são três horas de subida pela mata.

De bicicleta: É possível seguir pela Estrada das Paineiras até a entrada por onde sobrem as vans. Neste segundo caso é preciso pagar a van para fazer a segunda parte do trajeto.

  • Pão de Açúcar:

Por mais que o Cristo fosse o nosso principal objetivo para conhecer o Rio (por ser uma das 7 maravilhas), o passeio que mais gostamos foi o Pão de Açúcar! O passeio por completo é demais, desde a subida, o bondinho até a vista da cidade!

O Pão de Açúcar foi inaugurado no ano de 1912, e foi o primeiro teleférico do Brasil! Hoje em dia, leva 65 passageiros de cada vez, com os bondinhos realizando o percurso a cada 20 minutos.

Na verdade, o Pão de Açúcar é formado por dois morros, o da Urca e o do Pão de Açúcar, existem 2 bondinhos que fazem esses 2 trajetos. Além da vista maravilhosa lá de cima, lá também tem um restaurante e uma vista incrível do pôr do sol.

Como chegar: o acesso é pela Praia Vermelha (acessível somente de carro, ônibus ou a pé) e de lá, embarcar no teleférico.

  • Museu do Amanhã:

Inaugurado em 2015, possui a história da tecnologia com interatividades para os visitantes! É um dos museus mais visitados do Brasil e possui um espaço interativo e sensorial de ciências dedicado a explorar possibilidades de construção do futuro.

  • Jardim Botânico:

Um espaço para apreciar a natureza e relaxar! O Jardim Botânico do Rio de Janeiro é o principal do Brasil, com mais de 200 anos de tradição. Reserve pelo menos 1 hora para conseguir conhecer os melhores cantinhos do jardim.

  • Parque Lage:

O Parque Lago era um espaço privado que tornou-se público em 1957, e posteriormente foi tombado como Patrimônio Histórico e Cultural. O parque é um palacete do século XX, com uma arquitetura italiana magnífica, contando com uma piscina em seu interior e uma vista incrível do Cristo Redentor bem atrás da construção.

  • AquaRio:

O maior aquário da América do Sul, mas não visitamos, pois ainda não estava pronto! Ao todo são 28 tanques, com 4,5 milhões de litros de água salgada e cerca de três mil animais de aproximadamente 350 espécies diferentes em diversos ecossistemas marinhos!

  • Escadaria Seralón:

Feita por uma artista plástico chileno, a escadaria ficou famosa depois de aparecer no clipe do Michael Jackson! É super fotogênica e cheia de turistas! Ela está localizada entre o Largo da Lapa e o bairro de Santa Teresa e você reservar uns minutinhos do seu dia para passear e tirar algumas fotos nela.

Escadaria Selaron
  • Cafeteria Colombo:

Localizada no centro, próxima ao Museu do Amanhã, a Cafeteria foi fundada em 1894, e hoje em dia foi tombada como patrimônio cultural e artístico da cidade, possui uma enorme tradição e arquitetura, sem contar os doces maravilhosos!


Quantos dias ficar no Rio de Janeiro?

A viagem para o Rio pode variar muito! Existem viagens para um final de semana, para um feriado ou para 5 dias (o que escolhemos na primeira vez). Caso queira turistar e conhecer todos os pontos principais, escolha no mínimo 4 dias para a capital!

Qual cidade visitar junto com o Rio de Janeiro?

Existem várias opções para combinar com a capital carioca!

As principais praias são:

  • Arraial do Cabo
  • Búzios
  • Cabo Frio
  • Ilha Grande
  • Angra dos Reis
  • Rio das Ostras

Aproveite para ler nosso Post sobre nossa viagem pelo litoral carioca: Arraial do Cabo, Búzios e Cabo Frio!


Para região serrana:
Petrópolis, Teresópolis e Itaipava (ainda não conhecemos, mas temos muita vontade!)


Para quem está indo de carro, saindo de São Paulo:


Você conhece a Cidade Maravilhosa? Conta pra gente aqui nos comentários alguma dica de passeio ou restaurante, assim ajudamos outros viajantes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *