fbpx

Veneza, na Itália, foi nossa 7ª cidade visitada na EuroTrip e escolhemos visitar ela exatamente no dia dos namorados (no Brasil), comemorado em 12 de Junho. Não tinha lugar mais romântico para comemorar, não é mesmo?

Diferente do que muitas pessoas pensam, Veneza não é apenas uma ilha, mas sim um arquipélago! São mais de 100 ilhas que formam a cidade mais romântica da Itália, com diversos canais e pontes que ligam os restaurantes de massas até as pizzarias tradicionais da cidade!

Nosso roteiro de dois dias em Veneza contém todas as dicas e informações que você precisa saber antes de visitar esse lugar mágico! Vamos também sugerir um passeio nas duas ilhas vizinhas à Veneza e algumas dicas para você economizar no passeio de gôndola!

Como chegar em Veneza

  • De avião

Saindo das principais cidades do Brasil, não existem voos diretos para Veneza, então é necessário realizar uma escala em Roma, capital da Itália e depois, pegar uma conexão até o Aeroporto Marco Polo de Veneza. Ou uma escala em outras cidades principais da Europa.

Caso já esteja na Europa, existem voos diários das principais cidades até Veneza, sendo possível até conseguir um voo Low Cost, com preços ótimos!

  • De Carro

Outra opção é alugar um carro e ir de Roma até Veneza por conta própria: uma viagem com mais de 500Km, mas que pode ser uma ótima oportunidade para conhecer outras cidades pelo caminho.

  • De Trem

A opção mais econômica para realizar o deslocamento entre Roma e Veneza é por trem! Um trecho muito procurado pelos turistas, que possui diversos horários de saídas e chegadas todos os dias na principal estação de Veneza: Santa Lucia ou para a estação Mestre.

No nosso caso, como estávamos na Alemanha, pegamos o trem de Munique até Veneza e foi uma experiência incrível! Como viagem entre as duas cidades era muito longa, escolhemos o trem noturno, que saiu de Munique às 23h00 com chegada na estação de Santa Lucia – Veneza às 08h00!

O trem noturno possui diferentes tipos de cabines, desde os assentos comuns até as cabines com camas e banheiros privativos. Nós escolhemos a cabine com 4 camas (2 beliches) e então, acabamos dividindo nosso espaço com dois japoneses bem simpáticos.

Dica Sonhando e Viajando: ao viajar de trem e cruzar uma fronteira, alguns policiais do país que está entrando, passam nas cabines do trem pedido os passaportes de todos os passageiros.

De Roma até Veneza de trem leva em média 3 horas e 45 minutos. Sempre sugerimos para comprar os ingressos de trens pelo site oficial da companhia Trenitalia e chegar com 20 minutos de antecedência na estação para fazer o embarque.

Onde se hospedar em Veneza

Como ficamos apenas dois dias em Veneza, decidimos escolher um hotel próximo à Santa Lucia, estação que chegamos e partimos de Veneza. Esse foi um detalhe que acabou deixando nossa viagem mais prática e econômica, pois conseguimos fazer o deslocamento da estação até o hotel à pé.

Dica Sonhando e Viajando: Em Veneza não há circulação de carros, então caso o Hotel seja distante da estação de trem, será necessário pegar os “Barco-Táxi” ou os Vaporetos.

Ficamos hospedados no Hotel Continental, categoria 4 estrelas, com estrutura antiga, porém, muito bonito, confortável e com ótimo café da manhã incluso. Com certeza, a localização dele é o principal ponto positivo, pois existem diversos restaurantes e lojas ao redor.

Café da Manhã do Hotel Continental

Como se locomover em Veneza

Existem três maneiras de conhecer a cidade: à pé, de “Barco Táxi” ou de vaporeto, que é o principal meio de transporte da cidade, como se fosse um metro-barco! No nosso caso, a estação mais próxima do hotel era em frente à Estação de trem Santa Lucia.

A estação é uma plataforma em frente ao canal, onde você compra seu ticket de embarque e, assim como o metro, existem as estações em que são feitas as paradas para embarque e desembarque dos passageiros.

O que fazer em Veneza

Comece pelos três pontos mais famosos de Veneza: Praça São Marcos, Ponte dos Suspiros e Palácio Ducal. Pegue o Vaporeto e vá até a estação São Marcos, na linha vermelha. Logo ao descer do barco, estão a Ponte dos Suspiros e o Palácio Ducal.

  • Ponte dos Suspiros

A Ponte dos Suspiros é conhecida por ser o primeiro edifício construído para ser uma prisão e pelo seu nome, que de acordo com a lenda, os prisioneiros ao atravessar a ponte, suspiravam por ver o mundo externo pela última vez.

Ponte dos Suspiros
  • Palácio Ducal

O Palácio foi construído entre os anos de 1309 e 1424, abriga hoje em dia o principal museu da cidade. Vale reparar nas cores do Palácio, pois dizem as cores das paredes mudam de branco, para rosa e amarelo, de acordo com o horário que bate o sol!

Palácio Ducal
  • Praça São Marcos e Igreja São Marcos

A poucos metros, está a Praça São Marcos, onde estão localizadas a igreja de São Marcos, a mais famosa de Veneza, A igreja começou a ser construída em 1071 e ficou pronta em 1617!

Praça São Marcos

Dica Sonhando e Viajando: é proibida a entrada na igreja de shorts e regatas. Se não tiver um lenço para se cobrir, na entrada da igreja você pode “alugar” um tecido por 1 euro para enrolar no corpo.

  • Torre Campanário

A torre possui 98,6 metros de altura e abriga no último andar um mirante, no qual os visitantes podem subir, ao comprar um ingresso de 9 euros, e contemplar a vista panorâmica da cidade e dos canais!

Existe uma lenda que diz, que o anjo no topo da Torre gira quando a cidade está prestes a receber o fenômeno conhecido como Acqua Alta, quando a maré alta deixa a praça principal alagada.

Vista da Torre do Campanário
  • Torre do Relógio

O relógio mais famoso de Veneza, que além de marcar as horas, também marca os dias, meses, fases da lua e até o signo do período!

  • Ponte do Rio Alto

Essa é considerada a principal ponte de Veneza, pois foi a primeira a ser construída na cidade! Ela está localizada no principal canal da cidade: o Grande Canal e você pode aproveitar para passear pelas margens do rio dos dois lados!

Quando visitamos Veneza, a Ponte do Rio Alto estava em reforma, então vimos apenas do nosso passeio de Gôndola.

Ponte do Rio Alto ao fundo
  • Passear pelas ruas e vielas da cidade

Veneza é uma cidade cheia de vielas, pontes e lugares lindos para tirar fotos ou apenas sentar e apreciar uma cidade completamente diferente do que estamos acostumados!

Outra coisa que chama bastante atenção dos turistas são as máscaras de Veneza, que ficam à venda em diversas lojas pela cidade. É incrível poder a criatividade e capricho de cada peça!

Existem máscaras de todos os tipos, de todos os tamanhos e para todos os bolsos! Desde as mais simples em miniatura de imã de geladeira até as mais elaboradas, feitas à mão que são numeradas!

Eu (Bia) comprei uma máscara branca, naquele estilo clássico e paguei 35 euros! Valeu a pena como recordação, mas a parte difícil foi continuar a viagem pelo resto da Europa sem amassar ela (risos!).


Passeio de Gôndola em Veneza

Quando pensamos em Veneza, vem logo à nossa cabeça o famoso passeio de gôndola, não é mesmo? O passeio é conhecido pelo seu romantismo e a principal atração da cidade!

Esse era uma das poucas coisas que tínhamos certeza que iríamos faze, mesmo sabendo que é um pouco caro! Então, fizemos uma rápida “pesquisa de preços” entre alguns gondoleiros e percebemos que os preços podem variar de acordo com dois fatores:

Seguros Promo
  • o caminho que ele irá percorrer: se irá passar pelos canais principais ou por pequenos canais (dentro da cidade);
  • estilo da gôndola: algumas são decoradas, com cadeiras em formato de coração e o gondoleiro tem uma roupa “especial” (basicamente mais bonitas para tirar fotos).

Dica Sonhando e Viajando: Pegue a gôndola próxima de algum ponto que você deseja passar, pois eles fazem um caminho em circulo, não indo muito longe.

Passeio de Gôndola

No nosso caso, como queríamos passar pelos canais mais famosos da cidade e também queríamos uma gôndola bonita para as fotos ficarem melhores, decidimos DIVIDIR A GÔNDOLA COM OUTRO CASAL! Não sabíamos que isso era possível, mas só de ficar observando os turistas por 10 minutos, reparamos que muitas pessoas também fazem isso.

Os gondoleiros ficam espalhados pela cidade inteira, então os turistas podem iniciar os passeios de onde acharem melhor. No nosso caso, decidimos fazer o passeio próximo à Praça de São Marcos, bem em frente ao Hard Rock.

Nós ficamos parados no lugar de onde saiam os passeios de gôndolas e em menos de 5 minutos depois, um casal com uma bebê também ficou parado esperando para dividir a gôndola, e tivemos essa confirmação, pois perguntamos com sinceridade pra eles “vocês querem dividir o passeio?” Eles aceitaram e cada casal pagou 70 euros! (Valor total do passeio para 1 casal seria 140 euros!)

Geralmente os passeios têm duração de 40 minutos, passando pelo Grande Canal e pela Ponte do Rio Alto. Mas, alguns gondoleiros fazem passeios diferenciados de acordo o gosto do freguês!

Dica Sonhando e Viajando: por sorte, nós sentamos na posição que fica melhor para tirar as fotos com o gondoleiro de fundo, mas tínhamos combinado com o outro casal que no meio do passeio iríamos trocar de lugar. Porém, NÃO FOI PERMITIDO TROCAR DE LUGAR. Então, caso você decida dividir o passeio com pessoas desconhecidas, tente sentar na parte principal da gôndola!


Outros passeios próximos de Veneza

Existem duas ilhas lindas próximas de Veneza, que muitos turistas aproveitam para passar o dia! São elas: Murano e Burano, e como só tínhamos meio período livre, decidimos conhecer Murano.

  • Murano é um arquipélago de sete ilhas menores localizado a 1 Km de distância de Veneza, conhecido principalmente pelas obras em vidro.

Post com todas as dicas de Murano. Clique aqui para ler.

  • Burano outra ilha bastante procurada pelos turistas, conhecida por ter diversas casinhas coloridas!

Nós não conseguimos conhecer Burano, mas existem passeios que você consegue fazer as duas ilhas no mesmo dia, ou se planeje para conhecer Murano de manhã e Burano de tarde, por exemplo.

Onde comer em Veneza

Jantamos a famosa pizza italiana em um restaurante em frente ao canal. Não se assuste, é comum os italianos pedirem uma pizza para cada pessoa, e também não se iluda, pois elas são boas, mas não como as do Brasil!

Seguros Promo

Algumas opções de pizzarias em Veneza:

  • Tratoria-Pizzeria Sottoprova
  • Ristorante Pizzeria Al Sportivi
  • Pizzaria Trattoria All-Anfora

Para os apaixonados por Hard Rock, assim como nós, também existe uma unidade em Veneza! O restaurante fica próximo à Praça São Marcos.

Em Veneza, não comemos no Hard Rock, apenas entramos para conhecer e comprar uma camiseta. Dessa vez, preferimos experimentar a culinária local, porque estávamos com muita vontade de comer as massas e pizzas italianas!

Se você também gosta de visitar Hard Rock em qualquer lugar do mundo, aproveite para conferir a Lista Completa de todos os países que existem. Clique aqui!

Hospedagem:
Hotel Continental
Endereço: Cannaregio, 166, 30122 Venezia, Itália


Esperamos que esse Post tenha te ajudado à planeja seu roteiro por Veneza, uma cidade incrível que amamos ter visitado! Aproveite cada instante, ande sem destino pelas ruas, se perca pelas pontes e aproveite uma refeição de frente para o Canal. Temos certeza que sua viagem será inesquecível!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *