fbpx

Há alguns anos Arraial do Cabo vem sendo muito bem comentado e compartilhado, nos deixando com uma super vontade de conhecer e confirmar se as praias são tão lindas quanto parecem nas fotos! Decidimos conhecer Arraial durante um feriado prologado, que acabamos incluindo mais um dia no início e um dia no final, totalizando 6 dias.

Essa quantidade de dias pode ser suficiente, mas quando trata-se de feriado, as cidades acabando ficando mais lotadas e não conseguimos aproveitar tanto. Portanto, se puder escolher, acreditamos de 7 dias (não sendo feriado) seria um tempo perfeito para conhecer as três cidades: Arraial do Cabo, Búzios e Cabo Frio.

Como chegar em Arraial do Cabo

Saímos de São Paulo em uma sexta à noite, com nosso voo de Congonhas até o aeroporto carioca de Santos Dummont. Como já era tarde, decidimos dormir num hotel bem perto do aeroporto para continuarmos viagem no dia seguinte.
Ficamos hospedados no aeroporto Linx, mais ou menos 5 minutos de Van que eles disponibilizam do terminal de desembarque. A Van passa a cada 20 minutos, ou caso ainda não tenha reserva, existe uma central de atendimento com um telefone bem na saída do desembarque, para você já entrar em contato e confirmar se existe vaga no hotel.

No dia seguinte pela manhã, acordamos cedo e fomos retirar nosso carro alugado na locadora Unidas, para fazer o percurso até o litoral. A região dos Lagos no Rio de Janeiro, é composta pelas cidades de Arraial do Cabo, Cabo Frio e Búzios, exatamente nessa ordem indo da capital para o litoral norte.

  • Rio de Janeiro – Arraial: 162km (2h10)
  • Rio de Janeiro – Cabo Frio: 166km (2h20)
  • Rio de Janeiro – Búzios: 174km (2h30)

Deslocamento entre as praias na região dos Lagos:

  • Arraial do Cabo – Cabo Frio: 12,5km (18min)
  • Arraial do Cabo – Búzios: 36km ( 1h)
  • Cabo Frio – Búzios: 24km (50min)

Onde se hospedar em Arraial do Cabo

Planejamos visitar essas três cidades, com maior destaque para Arraial, onde queríamos conhecer a maior parte das praias. Porém, a infraestrutura da cidade é bem simples, então acabamos nos hospedando em Cabo Frio, no Hotel Boutique Recanto da Passagem.

O hotel é maravilhoso! Os quartos são lindos, a piscina e área de descanso deliciosas, o café da manhã e o atendimento preparados com muito carinho! Além disso, eles também oferecem estacionamento e bicicletas grátis para os hóspedes!

Nesse primeiro dia, fomos conhecer as praias de Cabo Frio e o centro da cidade, e até ficamos um pouco decepcionados, pois achamos que seriam mais bonitas. À noite fomos jantar no centrinho turístico de Cabo Frio, bem próximo do hotel, uma praça com restaurantes em volta, escolhemos um com pizza e música ao vivo.

O que fazer em Arraial do Cabo

No dia seguinte, fomos para Arraial do Cabo fazer o famoso passeio de barco, com a agência Arraial Vip Turismo. Esse passeio é simplesmente maravilhoso, extremamente necessário e além de ser prático, pelos seguintes motivos: algumas ilhas você só consegue chegar se for de barco (por isso, necessário), e você consegue conhecer as principais praias no mesmo dia (por isso, prático!).

Percurso do Barco:

  • Ilha do Farol
  • Gruta azul
  • Fenda da Nossa Senhora
  • Pedra do Macaco Praia do Pontal do Atalaia (aquela famosa que tem uma super escada)
  • Praia do Forno

A Ilha do Farol é o principal passeio, o mais lindo, que possui a praia mais paradisíaca, que atualmente é preservada pela marinha brasileira, por isso os turistas não podem desembarcar na ilha com comidas e nem bebidas e existem um limite de pessoas e tempo que podem ficar, para preservar a área. Nosso barco ficou atracado em alto mar e nos levou até a praia de bote, onde ficamos por mais ou menos 40 minutos. Realmente é a praia mais linda, com areia bem branca e água transparente (porém gelada), por isso: faça o passeio de barco, pois é o único jeito de conhecê-la.


Depois seguimos para a Gruta Azul, a Fenda da Nossa Senhora, um buraco entre a montanha onde está uma imagem de Santa encontrada pelos pescadores e depois passamos pela Pedra do Macaco. Essas 3 atrações são vistas de dentro do barco, onde nem paramos e não podemos descer do barco.

Depois disso, fomos até a Praia do Pontal do Atalaia, nossa segunda favorita, que apesar de estar bem lotada, aproveitamos melhor para entrar na água, pois achamos a melhor temperatura (um pouco mais quente que as outras). A água também é bem transparente e areia branca, deixando a praia linda como nas fotos!

Pontal do Atalaia

Nossa última parada com o barco foi na Praia do Forno, onde podíamos escolher já ficar por lá, que foi o que fizemos, pois já estava na hora do almoço e lá é o melhor lugar para poder comer na praia, pois tem mais barracas de restaurantes.

Mirante da Praia do Forno

O passeio de barco foi sensacional, curtimos muito e super recomendamos principalmente pela organização e infraestrutura da empresa. O barco saiu da Praia dos Anjos, bem pertinho da onde fica o início da trilha da Praia do Forno e onde saem todos os passeios também.

O percurso todo durou mais ou menos 5 horas, começou 7h da manhã e finalizamos próximo da 13h (parece muito, mas passa super rápido!). Além disso, o barco também tinha boias, churrasco, bebidas e música o tempo todo.

Curte passeio de barco pelas praias? Outra opção de viagem é Paraty, também no Rio de Janeiro e possui diferentes passeios incríveis, muita história e comida boa! Aproveite para ler o Post.

Na parte da noite, fomos jantar na hamburgueria Sem Frescura, pertinho do centro de Cabo Frio, uma deliciosa opção de restaurante!


Búzios

No dia seguinte, aproveitamos para ir até Búzios e conhecer a cidade, que nos surpreendeu muito!! As praias não são tão bonitas como em Arraial, mas a cidade é a mais desenvolvida das três, com maravilhosos hotéis e restaurantes. Então, caso você goste de um agito durante a noite, é uma ótima opção de hospedagem, pois a cidade é muito mais animada e movimentada!

Ficamos durante o dia na praia João Fernandes, onde almoçamos num restaurante pé na areia com música ao vivo e comida boa! Depois fomos dar uma volta no centro de Búzios, na famosa Rua das Pedras, que é imperdível!

Praia dos Pescadores – Búzios

Cheia de lojas maravilhosas e restaurantes lindinhos, com destaque especial para o famoso Crepe Chez Michou, onde comemos um crepe de chocolate com morango divino!! E para fechar com chave de ouro, assistimos o pôr do sol na praia dos pescadores!

Dica Sonhando e Viajando: Amamos muito Búzios, e caso queria ficar um pouco mais longe de Arraial mas em um lugar incrível, escolha a hospedam em Búzios!


Sobre as praias de Arraial do Cabo:

  • Praia dos Anjos: praia onde se concentram as embarcações e as saídas dos passeios de barco. Não é muito bonita, serve apenas para os passeios.
  • Praia do Forno: o único acesso é através de uma trilha, chão de terra com alguns sobe e desce, mas bem tranquila, feita em 15 minutos no máximo. Nessa trilha, na metade do caminho, existe aquele mirante famoso que todo mundo quer tirar uma foto da Praia vista de cima! O início da trilha é ao lado da Praia dos Anjos, então, caso não queria ir à pé, pode pegar um barco por 10,00 que levam alguns turistas até a praia. No final do dia eles passam gritando pela areia, oferecendo serviço de voltar de barco-taxi.
    • Essa praia é a que mais possui restaurantes e bares com até cadeiras e guarda-sol para alugar. Alguns oferecem os dois de graça, se você se comprometer a consumir algo do cardápio deles.
    • Nós optamos por essa opção, já que queríamos almoçar também, que acabou saindo por R$ 100,00 tudo.
    • Uma dica importante é que a praia do Forno perde o sol bem cedo, ele se esconde atrás das montanhas mais ou menos 15h (no mês de Maio).
Seguros Promo
  • Praia do Pontal do Atalaia: a praia mais famosa de Arraial, aquela que tem a enorme escada! Você pode chegar através de barcos, mas existe a opção de chegar pela estrada e estacionar o carro na parte de cima da escadaria. Foi a praia que mais gostamos!
  • Praia Grande: ótimo local para assistir o pôr do sol! Fique atento ao horário correto, pois depende da estação do ano. Então, sempre pesquise antes, pode ser até no Google “Pôr do Sol em Arraial do Cabo” e chegue uns 20 minutos antes para assistir!!

Hospedagem no Rio de Janeiro

Um ótima opção é combinar a viagem da Região dos Lagos, com uma paradinha no Rio de Janeiro, principalmente se você escolher realizar essa viagem de carro, saindo de São Paulo.

Caso escolha realizar um descanso, na ida e/ou na volta, aproveite para ler nosso Post sobre o Roteiro do Rio de Janeiro, e descubra os melhores passeios e opções de hospedagem!

Post Rio de Janeiro, clique aqui para ler mais.


Dicas Gerais

  • Evite feriados e períodos de alta temporada
  • Leve protetor solar e repelenteLeve uma bolsa térmica para colocar bebidas e comidas para a praia e não esqueça de recolher seu lixo
  • Conheça Búzios, caso não fique hospedado, coma o crepe maravilhoso!

Informações Gerais

Hospedagem: Hotel Boutique Recanto da Passagem
Endereço: R. Constantino Menelau, 39 – Passagem, Cabo Frio – RJ, 28906-060
Telefone: (22) 2645-1645
Passeios: Arraial Vip Turismo
Telefone: (22) 99819-8183


Você já visitou alguma dessas praias cariocas ou tem vontade de conhecer? Deixe aqui nos comentários como foi a sua experiência ou se você tiver alguma dúvida, fique à vontade para nos perguntar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *