fbpx

Uma mistura de cultura, praias lindas, restaurantes deliciosos e passeios incríveis! Escolhemos passar um feriado nessa cidade maravilhosa, que fica no interior do Rio de Janeiro, mas está pertinho de São Paulo. Vamos contar nesse Post um pouquinho do nosso roteiro e passeios por Paraty,

Como chegar em Paraty?

Paraty é uma cidade histórica localizada no Rio de Janeiro, bem próxima ao Estado de São Paulo. Saindo da capital paulista, em direção ao litoral norte, está à 240Km, mais ou menos 4 horas de viagem.

Existem duas opções percursos: pela estrada do litoral, passando por Ubatuba, ou pela estrada do interior, passando pela cidade de Cunha. As duas opções de estrada possuem trechos bem íngremes e de bastante curvas, as regiões próximas à Paraty.

A melhor maneira de fazer o percurso é de carro, mas caso você prefira ir de ônibus, existem saídas de São Paulo e do Rio de Janeiro com frequência.

O que fazer em Paraty?

A cidade de Paraty, além de conter muita história e cultura do Brasil na época do Ciclo do Ouro, também possui diversas ilhas e praias lindas para conhecer através de passeios de barco ou trilhas. Realmente, em 3 dias não conseguimos conhecer nem metade de tudo o que a cidade nos oferece, acreditamos que uns 5 dias seja um tempo melhor para poder fazer os principais passeios.

Vamos contar um pouco sobre nosso roteiro, sobre alguns passeios e também sobre alguns que não conseguimos fazer, mas que estão em nossa lista para uma próxima oportunidade! Em parceria com a Agência de Turismo local, a Paraty Tours, ganhamos dois passeios incríveis: o City Tour pela cidade e o passeio de Escuna.

City Tour por Paraty: à princípio parece ser um passeio que as pessoas não deem preferência em uma região de praia, porém em Paraty é muito interessante poder ter essa oportunidade, pois a cidade é muito rica em história e cultura, que nos deixou impressionados!

Centro Histórico de Paraty

Reservamos o City Tour para o horário das 17h, com duração de 1h30, que é feito à pé junto, com um grupo de pessoas e uma guia, pelo centro. Passamos por varias ruas, cada uma com uma curiosidade diferente e interessante, que só conseguiríamos entender com um guia local. As pessoas passam pelas ruas da cidade e muitas vezes não reparam ou não sabem o significado de, por exemplo, um tóten que fica em varias ruas com um mapa. Ele simboliza o caminho em que era realizada a passagem do Ouro, durante o clico do ouro, desde Minas Gerais até o porto de Paraty, onde eram encaminhamos por navio para Portugal!

Vamos contar mais uma curiosidade incrível: vocês já ouviram falar que a cidade de Paraty possui algumas ruas que ficam alagadas todos os dias? Antes de ir pra lá, eu me perguntava o motivo pelo qual eles ainda não tinham arrumado isso nos dias de hoje. Mas a história é realmente o inverso, pois a cidade foi planejada para que as ruas ficassem alagadas, porque eles acreditavam que a água do mar limpava as sujeiras da cidade! Enfim, aprendemos muitas curiosidades, histórias do nosso país, da nossa cultura, do nosso passado e são esses detalhes que fazem a viagem se tornar ainda mais especial, por isso adoramos fazer o passeio do City Tour.

Você gosta de conhecer mais sobre a história do nosso país? Aproveite para ler também nosso Post sobre Ouro Preto e conheça outra cidade histórica no interior de Minas Gerais.


Passeio de Escuna em Paraty: conhecemos 4 destinos:
• Praia Saco da Velha
• Ilha da Cotia
• Ilha do Algodão
• Praia da Conceição

O passeio durou 5 horas e meia, saímos do cais de Paraty, que fica no centro histórico às 10h30 e retornamos as 16h00. A Paraty Tour possui diversos passeios e roteiros de Escuna, e todos eles contam com barcos com cozinha, então almoçamos à bordo, o que é opcional e não está incluso no preço, assim como os itens de mergulho, que também podem ser alugados no barco.

O passeio de barco é essencial em Paraty, pois é o único jeito de conhecer as praias e ilhas mais bonitas da cidade! Então, em todos os destinos, o barco paravam em alto mar e um bote levava as pessoas até o baco de areia, onde podíamos ficar por lá mais ou menos 40 minutos. A descida do barco não é obrigatória, inclusive na Ilha do Algodão decidimos ficar almoçando no barco, até porque essa ilha é a única que não tem banco de areia.

Praia Saco da Velha

Além desses passeios que fizemos, Paraty também possui muitos outros e alguns nas cidades vizinhas que também valem muito a pena! Então, anota aí para tentar colocar no seu roteiro:

Paraty:
• Trilha do Pico do Pão de Açúcar, no Saco do Mamanguá
• Trilhas e passeios de Jeep
• Visita às cachaçarias e alambiques

Trindade:
• Praia do Sono
• Praia do Cachadaço

Praia da Conceição

O que fazer à noite em Paraty?

No período da noite, o principal programa da cidade é se perder pelo centro histórico, andar pelas ruas, ver as lojas e jantar em um restaurante.

Dicas de Restaurantes:
• Sorveteria Pistache
• Bendita’s
• Dona Ondina
• Casa 33

Onde ficar hospedado em Paraty?

Ficamos hospedados na Pousada Porto Imperial, localizada no começo do centro histórico, que realmente é uma ótima escolha, pois assim você pode fazer os passeios noturnos sem utilizar o carro, já que as ruas do centro são abertas apenas para pedestre.

Pousada Porto Imperial

A nossa pousada ficava em uma esquina, onde um lado a rua já era fechada e do outro lado, onde podiam passar carros, há um estacionamento cortesia. Além disso, a pousada também oferece café da manhã na diária, uma piscina climatizada, bar e sauna. Adoramos nossa hospedagem e super recomendamos.

Dicas Extras:

Antes de ir à Paraty, confira a programação de eventos da cidade, pois existem diversos festivais que acontecem ao longo do ano. Os mais famosos são: FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty Bourbon Festival Paraty – um importante festival de Jazz

Aproveite para conhecer também O Lavandário em Cunha, cidade vizinha de Paraty. Fizemos um Post com todas as informações para deixar melhor seu passeio, clique aqui.


Você já visitou Paraty? Conta pra gente aqui nos comentários qual passeio você mais gostou de fazer na cidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *