fbpx

O Glaciar Perito Moreno fica no sul da Patagônia Argentina, próximo à cidade de El Calafate e é uma viagem maravilhosa para quem curte natureza, Trekking e muita aventura!

Ele é o terceiro maior Glaciar argentino, com 254km quadrados, maior do que a cidade de Buenos Aires e uma das poucas que podem ser acessadas pelos turistas.

Conhecer a Patagônia argentina e chilena era um sonho para nós. São tantas cidades que podem fazer parte do roteiro, que precisaríamos de um mês inteiro para conhecer tudo.

Então, quando decidimos, em Novembro/2019, visitar essa região, o primeiro lugar que tínhamos certeza que teria que estar no roteiro era o Glaciar Perito Moreno.

Nesse Post você irá descobrir:


Informações sobre o Glaciar Perito Moreno

O Glaciar pertence ao Parque Los Glaciares, um dos maiores da Argentina e com metade dos seus 13 mil km² coberta por geleiras. São 3 partes divididas por regiões:

  • Parte Sul: Glaciar Perito Moreno
  • Parte Central: Glaciar Upsala e Lago Viedma
  • Parte Norte: Cerro Fitz Roy

Perito Moreno atualmente é considerado patrimônio mundial da Unesco, pela sua beleza e grandeza.

São 60 metros de altura do gelo e 5km de comprimento, que diferente dos outros Glaciares do mundo que estão diminuindo, Perito Moreno continua sempre crescendo.

Na excursão nosso guia nos contou que a neve que cai no topo da montanha demora em média 400 anos para chegar na frente da Geleira. Incrível, né?

Como chegar no Glaciar Perito Moreno?

O Glaciar Perito Moreno está à 80 km de distância de El Calafate, a cidade que os turistas geralmente escolhem para “fazer de base”, ou seja, ficar hospedados por alguns dias e fazer um bate-volta no Parque Los Glaciares num dia.

Saindo do Brasil, dificilmente existem voos diretos para El Calafate, então será necessário fazer pelo menos uma escala, que na maioria das vezes é em Buenos Aires. Depois de chegar em Calafate, são 3 opções:

  • de carro: a viagem dura em média 1 hora por uma estrada tranquila.
  • de ônibus: saindo da rodoviária de El Calafate com a compania Taqsa, com saídas pela manhã e retorno no final do dia.
  • de excursão: ao comprar um passeio no Glaciar (trekking ou barco) está incluso o transfer de ida e de volta do Hotel até o Parque.

Nós escolhemos a opção de agência e a experiência foi ótima! O ônibus da empresa era bastante confortável, pontual e nos buscaram na porta do nosso hotel.

Como é o passeio pelo Glacial Perito Moreno

O passeio pelo Glacial pode ser para todos os gostos e para todos os bolsos! É incrível pela vista e pela aventura, então tudo depende do seu estilo de viagem e de quanto você está disposto à gastar.

Dica Sonhando e Viajando: O passeio pelo Trekking é caro, mas caso você esteja na dúvida, escolha por fazer! Vale cada centavo de investimento e você não vai se arrepender, principalmente por pensar que andou em cima de um glaciar!! Quantas vezes podemos fazer isso na vida, não é mesmo?

Opções de passeios no Glaciar Perito Moreno:

Caminhando pelas Plataformas:

No parque existem 4 circuitos em um total de quase 5 km de distância. Cada caminho leva para uma direção e ângulos diferentes do Glaciar.

No começo das plataformas, há um mapa mostrando o caminho de cada uma delas e as cores que você deve seguir.

Nós estávamos com a excursão, então tínhamos 1 hora para ficar nas plataformas. Inicialmente achamos bastante tempo, mas a medida que você começa a andar, ver o Glaciar, tirar várias fotos e apreciar aquela beleza, o tempo passa muito rápido!

Plataformas Perito Moreno

Mini Trekking:

O passeio que escolhemos fazer e SUPER recomendamos! Pegamos um barco para atravessar o rio, e na margem esquerda, fica o ponto de início desse passeio.

Existe um chalé com lockers para guardar as mochilas, com banheiros e mesas para fazer um lanche. Depois de deixarmos nossas bolsas, seguimos em direção ao Glaciar com o guia, que nos deu uma aula sobre o Perito Moreno!

Antes de começar o Trekking, todos os turistas colocam capacetes e grampos nos sapatos e tem uma pequena aula sobre como andar em um Glaciar. O passeio dura 1h30 e o grupo faz algumas paradas para fotografar e filmar. É possível ver fendas, sumidouros, lagoas azuis e rachaduras. No final, brindamos um copo de whisky com gelo do glaciar!

Ao voltar para o chalé, tivemos uma pausa de 30 minutos para descansar e fazer um lanche (nós tinhamos levado barrinhas de cereais, empanadas e suco)

Atenção: a idade permitida pelas agências de turismo é de 10 até 65 anos.

Dica Sonhando e Viajando: uma das principais atrações do Glacial Perito Moreno é ver o gelo se desprendendo da base e caindo no lago. O barulho que faz é de arrepiar e ter essa visão é inesquecível. Então, durante a caminha nas passarelas ou o passeio de barco, fique atento, pois a qualquer minuto pode acontecer.

No nosso caso, conseguimos ver apenas uma vez, durante a explicação do guia antes de iniciarmos o Mini Trekking e por sorte eu estava filmando! Caso queira ver o vídeo, está nos Destaques do nosso Instagram @sonhandoeviajando!

Seguros Promo

Trekking Big Ice no Glaciar Perito Moreno:

Esse passeio é semelhante ao Mini Trekking, mas com o dobro de tempo, geralmente 3 horas de caminhada no Glaciar e requer um maior condicionamento físico. Na nossa opinião, o Mini Trekking é perfeito, não achamos que mais tempo era necessário.

Safari Náutico pelo lago do Glaciar Perito Moreno:

Esse passeio é feito de barco pelo lago que fica na frente da geleira. Deve ser incrível poder ficar um tempo maior vendo de perto o Glaciar e esperando alguma queda de gelo!

Para quem compra o passeio do Mini Trekking, tem incluso um barco que leva e traz os turistas até o início do percurso, então dá para ter uma ideia de como é navegar por esse lago, mas passamos rápido e um pouco longe do Glaciar.

Caso você não faça o Mini Trekking, a sugestão é fazer o Safari, para poder chegar mais perto. E vale lembrar que o barco do passeio é de outro estilo, muito mais moderno e bonito!


Quanto custa o passeio no Glaciar Perito Moreno?

Valor do Ingresso em Novembro/2019: 800 pesos argentinos por pessoa.
Valor do Mini Trekking em Novembro/2019: 900 reais por pessoa.
Considerando o câmbio desse período, o valor total em reais foi em média de R$ 1.000 por pessoa.

Quando visitar o Glaciar Perito Moreno?

O melhor período para agendar sua viagem é durante o verão argentino, entre os meses de outubro e abril. É uma época de alta temporada, mas é o melhor jeito de aproveitar mais os passeios, para não pegar tanto frio e conseguir fazer todas as trilhas.

Dica Sonhando e Viajando: no inverno os passeios de Trekking no Glaciar ficam suspensos, então não escolha esse período!

Seguros Promo

Qual roupa usar para visitar o Glaciar Perito Moreno?

No geral, escolha tênis e roupas confortáveis. Leve água, óculos de sol, boné, protetor solar, máquina fotográfica e lanche.

Caso escolha fazer o Trekking, não se preocupe em levar roupa de neve. Por incrível que pareça, andar na geleira não é tão gelado quanto pensamos! Apenas um casaco impermeável, luva, gorro e cachecol.

Vista do Perito Moreno

Está planejando conhecer a Patagônia Argentina e Chilena? Aproveite para conhecer a melhor hospedagem em Torres del Paine! O hotel Rio Serrano é um dos poucos que fica dentro do Parque!

Onde se hospedar para visitar o Glaciar Perito Moreno?

A maioria dos turistas que visitam o Parque Glaciar Perito Moreno ficam hospedados em El Calafate, a cidade com ótima estrutura mais próxima da região.

Nós ficamos no Hotel ACA, que possui uma localização excelente e os quartos são maravilhosos! Em breve teremos Post sobre El Calafate aqui no Blog!


5 Dicas Importantes sobre o Glaciar Perito Moreno

  • O Passeio de Trekking é o mais procurado pelos turistas e possui uma quantidade limitada por dias, então não deixe para comprar no dia anterior. A melhor opção é reservar do Brasil (na alta temporada) ou comprar assim que chegar em El Calafate (na alta temporada).
  • Leve pesos argentinos para comprar a entrada do parque na bilheteria. Eles aceitam cartão de crédito, mas na maioria das vezes o sinal da máquina de cartão não funciona.
  • Defina sua data de viagem levando em consideração o período do ano. Algumas atividades são fechadas durante as semanas de inverno rigoroso.
  • Leve seu lanche! Passamos o dia inteiro no parque e precisamos almoçar e fazer um lanchinho da tarde, mas tínhamos levado nossa própria comida, porque o restaurante dentro do parque é bem mais caro do que o normal.

Aproveite para conferir todos os Posts que fizemos da Patagônia Argentina e Chilena no nosso Instagram @sonhandoeviajando:


Curtiu as informações sobre o Glaciar Perito Moreno? Deixe aqui nos comentários se você tem alguma dúvida ou se você já visitou e quer compartilhar mais alguma dica com outros viajantes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *